Novo ano, novo cão: dicas para adoção


Adotar um cachorro é uma grande responsabilidade cheia de alegria e amor.

Se este ano você está pensando em adotar um novo cãozinho, venha conferir nossas dicas sobre como encontrar o animal certo para você e entender o que é preciso para ser um bom dono de animal de estimação.

Encontre um Abrigo ou Resgate

Adotar um filhote de um abrigo ou centro de resgate local – em vez de comprar de uma loja de animais ou de criadores – tem vários benefícios além de dar um lar a um cão amoroso. A equipe e os voluntários estão muito familiarizados com a personalidade única de cada cão e podem ajudá-lo a encontrar um companheiro cujos traços se misturarão com os seus. Os filhotes do abrigo receberam cuidados veterinários antes de serem colocados para adoção. As raças mistas podem exibir traços positivos associados a cada raça de sua composição e tendem a ter menos problemas de saúde associados a raças puras, como displasia do quadril.

Pesquise Raças de Cães

É comum ter uma ideia de como você quer que seu futuro melhor amigo seja. Mas talvez um Border Collie de alta energia não seja o melhor cão para um pequeno apartamento, ou um Pomeranian não seja a melhor raça para acompanhá-lo em aventuras e atividades esportivas. Cada raça exibe traços de personalidade específicos, seja atividade de alta energia ou companhia fofinha. Pesquise e faça uma lista de raças cujos traços se alinham com suas expectativas. O pedigree de cães para adoção pode nem sempre ser conhecido, mas a equipe deve ter uma boa ideia de qual raça ou raças compõem um filhote e oferecer observações sobre seu comportamento.

Seja realista sobre a responsabilidade

É difícil resistir a crianças que estão implorando por um cachorro, e muitos pais acabam cedendo com a condição de que as crianças sejam totalmente responsáveis pelo novo membro da família. Os pais devem entender que, ainda sim, eles serão responsáveis por comprar comida, marcar consultas veterinárias, alimentar, pagar contas, passear com o cachorro (se as crianças forem muito pequenas para saírem sozinhas ou se o cachorro precisar de caminhadas mais longas) e muitas outras responsabilidades que acompanham a propriedade de um animal de estimação. Os cães são uma ótima maneira de ensinar responsabilidade às crianças, mas os pais devem entender que haverá uma responsabilidade conjunta pelo novo animal.

Tente visualizar o futuro

Ninguém tem uma bola de cristal, mas é possível ter uma ideia sobre grandes mudanças pela frente em sua vida ao adotar um novo animal.O emprego o mantém muito longe de casa? Você vai se mudar para um apartamento sem quintal? As crianças estão no seu futuro? Se você acha que agora é o momento certo para adotar um cachorro, mas acredita que seu estilo de vida pode mudar nos próximos anos, considere isso no tamanho e no tipo de cachorro que você adota. Muitos cães são entregues devido a uma mudança na vida do proprietário, o que não é justo com o membro peludo da família que você adotou.

Considere Adotar um Cão Adulto

Muitas pessoas têm um filhote de cachorro em mente quando começam a procurar um cachorro para adotar, mas os cães mais velhos têm muitas vantagens para muitas famílias. É um equívoco pensar que deve haver um problema com um cachorro mais velho, ou que eles não se relacionarão com uma família ou aprenderão novos comandos. Cães mais velhos normalmente não terão acidentes ou mastigarão os móveis. Muitos cães mais velhos foram entregues sem culpa própria e podem já conhecer comandos. Cães mais velhos podem se relacionar com sua família muito bem. Os funcionários do abrigo poderão responder a muitas perguntas sobre o histórico de um cão e ter conhecimento de seu comportamento. A personalidade e os traços comportamentais de um cão mais velho são muito mais fáceis de discernir do que os de um filhote de cachorro.

Apresente seu filhote em potencial a outros animais de estimação

Se sua casa já é responsável por um animal de estimação que interagirá com seu novo cachorro, certifique-se de que eles se dêem bem primeiro. Muitos abrigos têm uma sala separada onde os possíveis adotados podem encontrar animais de estimação já na família para ver como eles reagem. Pergunte ao abrigo se é possível trazer seu animal de estimação em uma visita de acompanhamento para conhecer o cachorro que você está considerando.

Verifique se há alergias

Algumas pessoas só percebem que têm alergia a animais de estimação depois de conhecerem o animal de estimação. Se possível, todos em sua casa devem se encontrar e entrar em contato com seu possível adotado antes de torná-lo oficial. Ter uma alergia não precisa ser um problema, mas é bom saber antes de prosseguir. Para aqueles que sofrem de alergias, considere uma raça hipoalergênica, como um poodle, um schnauzer ou um bichon frise.

Compreenda a Despesa

Apesar da adoção de animais muitas vezes ser gratuita, os gastos ao longo da vida de um cão serão frequentes. Tenha controle dos gastos fixos e variáveis, que abrangem exames veterinários iniciais e anuais, vacinas, consultas, alimentos, petiscos e brinquedos se somam ao longo do ano. Certifique-se de que você pode dedicar uma parte do seu orçamento para cuidar do seu animal de estimação.

Lembre-se dos Exercícios Físicos

Todo cão precisa de exercícios frequentes, e algumas raças precisam de um bom treino quase todos os dias. Huskies, border collies, pastores australianos e outras raças são conhecidos por sua inteligência e energia. Às vezes, raças ativas são adotadas na esperança de motivar o novo proprietário a começar a correr. No entanto, se essas raças não desfrutarem de corridas frequentes, elas podem ficar temperamentais e até sofrer de depressão. Certifique-se de que um cão ativo corresponda ao seu estilo de vida e ao tempo que você pode passar se exercitando com seu novo animal de estimação. Estabeleça seus próprios hábitos e sua agenda antes de adotar um cachorro, e certifique-se de poder sair com seu novo melhor amigo com frequência.

Tenha um Plano de Treinamento Pronto para Começar

Depois de trazer seu novo cachorro para casa, o verdadeiro trabalho começa. O primeiro passo é escolher um nome ao qual o cão aprenderá a responder, que se encaixe em sua personalidade e que será o nome do novo membro da família. Em seguida, defina um treinamento com base na raça, na rotina e no estilo de vida que seu cão terá. Você quem irá treinar seu cãozinho? Há algum hábito que você deseja corrigir ou inserir em um cão mais velho? Os cães respondem bem à disciplina amorosa e ao reforço positivo. Eles identificarão rapidamente os membros da família como alfas (líderes). Esteja preparado para começar a treinar ao voltar para casa, mesmo que isso envolva muitos abraços e brincadeiras. Seja forte o suficiente para resistir aos latidos e protestos de um novo filhote durante o treinamento. Será muito mais gratificante — e mais seguro — a longo prazo, sabendo como pedir para sair, não morder ou mastigar e vir quando for chamado. O adestramento é uma ótima maneira de não apenas aprender a treinar seu novo cão, mas também passar um tempo juntos fora de casa e socializar com outros cães e pessoas.

Gostaram das nossas recomendações?

Compartilhem esse post com os amigos!

Falta tempo para você passear com seu cão? Você tem notado que ele fica com energia acumulada de tanto ficar preso em casa? Você sabia que existem creches caninas onde os cães podem se divertir o dia todo dentro de uma rotina equilibrada?

Saiba mais sobre creche / daycare para cães

Na dogresort também possuímos serviços de saúde e bem-estar canino, contando com terapias especializadas para garantir maior vitalidade para o seu cão!

Saiba mais sobre saúde / dogprevent

Entre em contato ou agende uma visita!

Calendário

Venha nos conhecer!
Garantimos que seu melhor amigo terá uma rotina mais saudável e prazerosa.
Entre em contato pelo telefone (11) 3051-6898.
Ou envie uma mensagem através do formulário abaixo.