Cuidados no frio: Como manter seu cão protegido no inverno

Com o inverno chegando e o friozinho já por aqui, tem coisa mais gostosa do que ficar aconchegado no sofá com seu cão e um cobertor?

Seja você do time inverno ou do time verão, é importante manter seu cão preparado para todas as estações e suas particularidades.

Mesmo os cães tendo uma camada de pelos protetora, não significa necessariamente que o frio não os afeta. Muitos cães têm frio assim como nós humanos, pois estão acostumados com o calor de ambientes internos. Assim, é muito importante promover certos cuidados durante períodos mais frios.

Algumas doenças sazonais são comuns dentre os cães durante a temporada de inverno, como gripe, pneumonia, hipotermia, artrose e queimaduras de frio. Por isso, atente-se sempre aos cuidados que manterão seu cão mais protegido e acolhido.

Como saber que seu cão está com frio?

Se está frio para você sair sem casaco, acredite, seu cachorro também pode estar com frio.

Para verificar se seu cão está com frio, note alguns comportamentos caninos, como demonstrar ansiedade, tremores ou choramingar. Estes podem ser sinais de que é melhor seu cão ficar dentro de casa em um local quentinho.

Pelos

A pelagem canina varia de cada raça, com alguns cães tendo pelagem grossa e quente, enquanto outros possuem pelo mais fino ou curto. Essas características afetam como seu cão se sente durante períodos com variações de temperatura, seja em climas quentes ou frios.

Cães que não possuem uma pelagem grossa o suficiente para protegê-los do frio podem necessitar de uma roupa ou um cobertor para mantê-los aquecidos. Uma boa roupa para cães com pouca pelagem deve ir do pescoço até a base do rabo, cobrindo a barriga e mantendo o cão protegido das temperaturas baixas.

Mas lembre-se, as roupas não protegem suas orelhas, que ficam expostas a ventos gelados, então garanta que seu cão esteja em um ambiente aquecido.

Ambiente externo

Com temperaturas amenas e ventos gelados, é necessário cautela ao deixar seu cão brincar fora de casa e expor-se ao clima.

Com isso, procure limitar o tempo fora de casa e busque momentos de sol para sair brincar e caminhar com seu cão. Prefira horários mais quentes, como do final da manhã até o início da tarde, e evite períodos mais amenos.

Hora da soneca

Para deixar as noites frias mais aconchegantes, busque camas macias e cobertores quentinhos, que irão proteger seu cão de pisos frios e aquecer suas articulações.

Posicione também a cama em um local agradável, longe de circulação de ventos, para tornar o ambiente de descanso mais protegido e confortável.

Mantenha seu cão longe de aquecedores

Por conta do frio, muitas pessoas ligam aquecedores elétricos e outras formas de aquecimento para manter seu lar mais aconchegante. Entretanto, os cães quando estão em um ambiente, buscam fontes de calor e, ao chegarem perto de aquecedores, correm o risco de se queimar. Portanto evite estes aparelhos na presença de cães e outros animais.

Cuidados na alimentação

Durante o frio, cães costumam estar mais preguiçosos e praticarem menos exercícios físicos devido a baixa exposição a ambientes abertos. Por isso, é importante evitar dar comida em excesso para eles, pois pode levar ao sobrepeso.

Busque também uma alimentação saudável, com todos os nutrientes necessários. Uma opção com diversos benefícios é a alimentação natural. E lembre-se mantenha seu cão hidratado, com potes de água fresca sempre disponíveis.

Saiba mais sobre alimentação natural

Cuidados com a pele

Com o tempo frio, a pele dos cães muitas vezes pode ficar ressecada. Uma opção natural para manter a pele canina hidratada é aplicar óleo de coco em sua superfície, patas, orelhas e rabo, prevenindo ressecamentos e descamações.

Adicionar suplementos para pele e pelagem na alimentação de seu cão também pode colaborar nos cuidados caninos.

Cuide também da pelagem canina, mantendo as idas ao banho e tosa em dia e assegurando que o pelo esteja sempre seco antes de sair lá fora.

Cuidados com cães idosos

Cães idosos possuem condições de saúde mais delicadas e o clima frio pode muitas vezes agravar certas questões, particularmente a artrose. Portanto, caso seu cão tenha problemas de saúde relacionado às articulações, busque suplementos nutricionais adequados para seu fortalecimento, que irão aliviar desconfortos existentes.

Para designar os suplementos ideais, bem como tratamentos que lidam direto nos incômodos dos animais, é importante consultar um veterinário especialista. Aqui na dogresort possuímos o dogprevent , um setor direcionado completamente nos cuidados de saúde e bem-estar canino, também contendo especialidades em cães idosos e deficientes.

Saiba mais sobre dogprevent

E aí, o que achou de nossas dicas para o inverno? Esperamos que todos estejam bem preparados para os dias frios, e não se esqueçam de dar um abraço quentinho em seu amigo peludo!

Falta tempo para você passear com seu cão? Você tem notado que ele fica com energia acumulada de tanto ficar preso em casa? Você sabia que existem creches caninas onde os cães podem se divertir o dia todo dentro de uma rotina equilibrada?

Saiba mais sobre creche / daycare para cães

Na dogresort também possuímos serviços de saúde e bem-estar canino, contando com terapias especializadas para garantir maior vitalidade para o seu cão!

Saiba mais sobre saúde / dogprevent

Entre em contato ou agende uma visita!

Calendário

Venha nos conhecer!
Garantimos que seu melhor amigo terá uma rotina mais saudável e prazerosa.
Entre em contato pelo telefone (11) 3051-6898.
Ou envie uma mensagem através do formulário abaixo.